Sobre a Live das Gestantes

Hoje tivemos uma live sobre a gestação. O assunto, por si só, já é mágico, mas torna-se ainda mais rico e interessante pela variedade de temas e possibilidades que engloba.

Ontem me ligou uma querida amiga que engravidou pela primeira vez e está perto de parir aos 41. A primeira coisa que é preciso desmistificar é que mulheres com mais de 35 estão velhas para se tornarem mães. Ela e muitas outras mulheres são prova viva do que digo! Beirando as 37 semanas e com a cabeça cheia de dúvidas e um corpo movido a vômitos e enjôos, ela me relata suas preocupações.

Em geral, a preocupação das mães gira em torno dos enjôos, inchaço, períneo, dores, cansaço e, é claro, o parto.

Então, vamos a eles! Os enjôos funcionam como um alerta ao corpo de que algo novo está acontecendo e algumas mães podem senti-lo no primeiro trimestre. Quando persiste, o enjôo ganha um jeitão de medo. E nossos medos nem sempre são conscientes. Temos medo de repetir nossas mães, de não conseguir “ser” elas… enfim, temos medo de ser mãe. E o enjôo lhe pede um lugar seu de mãe, para que você simplesmente seja e que confie que isso será bom e suficiente.

O inchaço deve chegar no terceiro trimestre, porque nesse período seu corpo está completamente focado em parir. Além, é claro, do fato de seu bebê estar muito, mas muito maior. Se o inchaço ocorrer antes do terceiro trimestre é sempre bom checar como estão – você e o bebê. Um companheiro do inchaço é o cansaço. Chegam na mesma época e o cansaço vem porque o peso que se carrega aumentou e a vida lá fora segue lhe pedindo para prestar atenção. Garanto que você o sentirá menos, se prestar mais atenção à vida que lhe chama dentro…

O períneo é o músculo que sustenta o seu bebê lá embaixo. A vagina e o ânus são parte dele. O períneo se expande imensamente para permitir a saída de seu bebê – se seu parto for normal ou humanizado. Mas ele é um músculo e como tal precisa ser trabalhado. Desde vibrações  – que incluem sua respiração (porque de respirar quase ninguém se lembra!). Mas seu diafragma tem ligação direta com seu períneo, portanto, desde inspirações profundas até aaaahhhhhssss, chchchchch, sssssss, ffffffffff serão santos redutores de tensão em seu parto, quanto no pós e ainda farão vibrar o seu períneo e ele vai fazer o trabalho dele: contrair e expandir junto e em sintonia com seu diafragma!

Dores podem ocorrer ao longo de toda a gestação. Mas elas falam em alto e bom som o que querem. Para esse item, vou deixar a sugestão que falem com a gente ;), porque cada dor diz uma coisa diferente…

O parto, não se engane, não pode ser controlado ou ditado por você…. Pesquise os tipos de parto e, com a cabeça aberta veja qual lhe parece mais interessante, porém saiba que, no último minuto do segundo tempo, tudo pode mudar, porque seu bebê quis assim…

Nessa semana, postaremos vídeos com movimentos que lhe trarão mais chão, mais conforto, mais segurança e você poderá respirar aliviada… Mas não hesite em nos chamar, se precisar conversar, tirar dúvidas ou só ser ouvida…

Nosso amor pelo que fazemos é imenso, como coração de mãe!

Compartilhar