Sobre Respirar

“Ah! É necessário respirar!”

Talvez respirar seja a coisa que façamos com mais frequência na vida sem, muitas vezes, nos darmos conta.

Estar atento, consciente a si e aos próprios processos é dolorido e, talvez por isso mesmo, temos a tendência de fugir a isso. É comum, então, que quem começa a trabalhar a respiração, precise levar o foco para fora. Respirar ganha modelos, como por exemplo, professores de yoga. Mas respirar é fisiológico e isso quer dizer que o corpo está constantemente trabalhando para manter o equilíbrio. Porque, creia, respiração é sinônimo de equilíbrio.

Respirar mantém a função dos órgãos ativa, respirar massageia os órgãos, mantém a circulação sanguínea fluida e conseqüentemente, mantém a temperatura do corpo estável e calorosa. Mas, respirar também lha ajuda em muitos outros aspectos. Então, digamos que você seja mulher e esteja grávida. Respirar ajuda no parto, desbloqueando e acalmando a tensão que o medo causa. E se você tende a se super excitar, sendo uma pessoa nervosa, ansiosa ou estressada, respirar lhe faz voltar ao eixo.

Portanto, respirar parece ser a coisa mais simples, fácil e fisiológica que você pode fazer por você mesmo. Mas, por onde começar? Primeiro, não há modelos a seguir, mas há um padrão. Que tal observar seu padrão? O inspirar adulto faz o ar descer para o ventre, o enchendo, depois com o ventre pleno, o peito entra em ascensão. O expirar é o exato contrário, o peito desce, seguido do ventre. No bebê e até uns 3 anos, o padrão é invertido e mais rápido, afinal, tudo está em crescimento e desenvolvimento, precisa-se, portanto, de mais energia disponível.

Mas, deixamos aqui o convite para a auto observação. Como você respira? Há tempo para você em sua vida para essa auto observação? Se conseguiu disposição e tempo para se olhar, se deixe tocar, sentir com o tato como sua respiração atua. Onde a sente? Como a sente? Qual a intensidade com que a sente? Como seu corpo reage a ela? Que partes?

E como se sente depois dessa auto percepção?

Conta pra gente! Vamos adorar saber!

Compartilhar